Em 2017 a H. Kuntzler resolveu iniciar, juntamente com seus clientes, parceiros e fornecedores, um projeto de produção de sapatos veganos para suprir uma demanda de consumo cada vez mais evidente no mundo: a preocupação com os direitos dos animais e com a redução dos impactos das atividades industriais no meio ambiente.
Para tanto, a empresa buscou soluções na cadeia de fornecimento e adaptou parte de sua operação produtiva para habilitar-se a produzir calçados completamente veganos, sem nenhum insumo de origem animal em sua composição. Isso envolve desde materiais para cabedais, solados e forros, até insumos mais sutis, como colas, solventes e tintas.
O projeto foi montado em conjunto com a maior organização de direitos dos animais do mundo, a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).
Envolvendo os escritórios da PETA nos Estados Unidos e na França, clientes, fornecedores e a H. Kuntzler, o projeto iniciou com a criação de produtos, testes, adaptação do sistema produtivo e da cadeia de fornecimento, e, finalmente, a certificação da fábrica pela PETA.
Assim nos tornamos a primeira empresa do mundo a estar certificada para produção de calçados veganos para clientes. A produção, que iniciou com um pequeno pedido-teste para clientes da França em 2017, muito bem aceito pelas consumidoras, saltou para uma produção anual cerca de 40 mil pares em 2019.